sexta-feira, 18 de março de 2011

Início.

Pode começar com uma brincadeira, com um 'Olá', com um sorriso, com um gesto. Pode começar em casa, na escola, na rua, num café, numa rede social, não importa. Alto ou baixo, gordo ou magro, estranho, bonito ou feio, o que conta é o interior de cada um. Pode ter havido muito ódio, uma história de amor não correspondida ou talvez ciúmes. Pode ter todos os defeitos do mundo, talvez os piores defeitos, mas quando se aprende a amar alguém, aprende a amar-se os seus defeitos.



Começa com conversas simples. Conversas de conhecidos. Com o tempo, descobres coisas em comum com essa pessoa, descobres que há algo nela que te chama a atenção, algo que te faz perceber que ela é especial. Sentes uma estranha vontade de a conhecer melhor, sentes que não podes deixar de falar com ela, porque iria ser como se tudo parasse. Sem dares por ti, reparas que essa pessoa acabou-se de tornar o teu melhor amigo. Porquê? Porque foi nessa pessoa que desenvolveste um carinho especial. Porque estranhamente consegues desabafar tudo com ela, sem medos nem receios. Porque cada palavra, cada gesto que ela diz, te faz sorrir.


Mas apesar de tudo, com o tempo, acabam por ter discussões. É normal, porque há sempre algo que nos desagrada, e algo que aprendi foi que nenhuma amizade é perfeita. A maior parte das amizades têm as suas zangas, mas, é isso que torna uma amizade mais forte pois é a aprender com os nossos erros, que podemos ser e fazer melhor.
Existem várias razões para haverem discussões: ciúmes, sentir que já nada é o mesmo, desprezo, afastamento  da parte das duas pessoas, distância, ou simplesmente coisas sem sentido.
Mas, por vezes, descobres que o teu melhor amigo não te desculpa. E aí pensas: ''Que é feito do sempre que prometemos? Que é feito de tudo o que nós era-mos? Porquê isto? Porquê?''.  
Podes ou não descobrir a resposta, mas uma coisa é verdade: quem te ama, luta por ti, mais tarde ou mais cedo e acaba por te desculpar. E quem não te ama, deixa andar.
Mas um melhor amigo, um melhor amigo, é aquele que mesmo com todos os seus defeitos o amas.
Mesmo que ele te magoe muito, não te consegues chatear com ele. Sempre que ele te pede desculpa, tu desculpas. Por mais que ele te magoe e no fim acabe dizendo que te ama, tu dizes também.
Pelo menos, isto é o que penso

.